Construção de arranha-céus rotativo poderá mesmo avançar no Dubai.
A construção da “Torre Dinâmica”, um arranha-céus de 114 metros de altura projetado para Dubai, a cidade futurista dos Emirados Árabes Unidos, poderá mesmo avançar em breve. Projetado pelo gabinete David Fisher, arquitecto italo-israelita, o edifício será constituído por 80 pisos capazes de girar, de forma independente, 360 graus em torno de um eixo vertical central, fazendo com que a forma do edifício mude constantemente.
Os proprietários não terão de pagar eletricidade, a energia necessária ao movimento das diferentes secções da estrutura será gerada através de 48 turbinas eólicas distribuídas pelas fachadas e cobertura do edifício. Os moradores podem controlar as suas próprias unidades através de comandos de voz, que lhes permitem ajustar a velocidade e fazer com que a casa comece ou deixe de rodar. Podem, até, programar para que se mova de acordo com o Sol.
O arranha-céus é pré-fabricado, pelo que cada módulo será construído em outro local e será instalado posteriormente no núcleo central. As canalizações de água dentro do núcleo, por exemplo, vão ligar-se depois às canalizações das unidades rotativas.
A previsão para a conclusão da obra será em 2020 com custo de mais de 28 milhões de euros cada um.
Algumas fotos:
Fonte: VICE.com; Site: https://www.vice.com/pt/article/dubai-primer-rascacielos-rotativo-2020; Acesso 03/04/2017 ás 10h03min.