top of page

Escolhendo o piso ideal: Diferença entre Piso de Madeira, Laminado, Vinílico

MATERIA VEICULADA EM: 14/12/2016

Piso de Madeira

Piso de madeira: O conforto térmico e a durabilidade são as principais vantagens. Quando bem instalado, o piso tem vida útil que pode chegar a 30 anos ou mais, mas o custo ainda é o mais alto de todos. Para a instalação é necessário um contrapiso rebaixado, geralmente em dois centímetros. Ele também deve ser impermeabilizado, plano e bem curado. A madeira deve receber uma proteção à base de solvente ou de água, com efeito fosco ou brilhante. Mais importante que escolher o tipo de madeira é verificar sua procedência. Deve-se observar se o produto passou por um processo de secagem correto e se é certificado. Uma vantagem é que depois de alguns anos, o piso poderá ser reformado fazendo lixamento e aplicando de nova camada de proteção o piso ficará novo novamente. Uma desvantagem é a possibilidade de infestação de cupins então dedetização preventiva é sempre recomendável.

Piso Laminado

Piso Laminado: A principal vantagem é o preço, em geral inferior ao da madeira maciça. Existem diversas opções de texturas no mercado, que podem ser réplica fiel da madeira natural, imitando até as tonalidades. O revestimento normalmente é fabricado a partir de madeira de reflorestamento, sendo mais resistente a riscos do que a madeira natural. O piso laminado tem este nome por ser fabricado em camadas, sendo que a proteção final se dá por um filme cristalino de celulose que impermeabiliza e dá brilho ao material. O processo de limpeza contará muito com a vida útil do piso laminado. Produtos abrasivos, saponáceo, buchas, ceras, qualquer tipo de líquido ou mesmo exposição ao sol poderão manchar o piso com o passar do tempo.

Piso Vinílico

Piso Vinílico: A maior vantagem do Piso Vinílico ou piso PVC é que pode ser aplicado diretamente no contrapiso, cimentados, granilites, cerâmicas, lajotas, entre outros materiais, desde que estejam nivelados. A colocação é prática e fácil, além de não fazer muita sujeira. Também é uma opção mais ecologicamente correta, pois é fabricado a partir de materiais reciclados. Outra vantagem é ser macio, térmico e anti-chamas, proporcionando conforto e segurança. Pode ser encontrado em forma de tapete, placa ou manta, dispensam argamassa na instalação e normalmente são fixados com cola. É indicado para ambientes internos, mas deve-se evitar o uso em banheiros, pois o contato constante com água e umidade pode comprometer o desempenho da cola.

Piso Madeira Cimenticia

Piso Madeira Cimenticia: Para quem procura renovar o ambiente de forma moderna, os revestimentos cimentícios tornaram-se uma ótima opção. Por serem produtos feitos a partir do concreto, podem ser usados no acabamento de pisos ou paredes em áreas externas, fachadas e ambientes internos. Suas principais características são a alta durabilidade, grande resistência e pouquíssima retenção de calor.

Por custarem pouco e conseguirem criar efeitos que lembram mármore e até madeira, os revestimentos cimentícios adaptam-se a todos os tipos de projeto, além de serem uma opção ecológica, já que optar pelo cimento evita o corte de árvores, por exemplo, ou a mineração excessiva na busca das pedras cerâmicas. Sua aplicação é fácil, mas é sugerido que seja feita na última etapa da obra.

Segundo a arquiteta e design de interiores Andreza Baroni, "fazer a colocação do revestimento por último, garante que nenhum outro serviço danifique suas peças". Normalmente, eles são assentados sobre o contrapiso ou reboco com pelo menos 21 dias de cura para obter a fixação total. A massa cimentícia é colocada sobre a superfície, lixada e depois é feita uma segunda mão para obter o desenho desejado. Ao final, aplica-se uma resina para sua conservação e impermeabilização.

Esses revestimentos também são muito usados nas bordas de piscinas, já que são porosos e possuem mais facilidade para dissipar o calor. Uma dica é utilizar ceras específicas para proteger e facilitar sua lavagem. Para limpá-lo, é simples: requer apenas utilização de detergentes específicos para revestimentos ou a aplicação de jatos d'água com sabão neutro. Algumas vantagens do Revestimento Cimentício:

- Fácil aplicação

- Não retém calor

- Alta durabilidade (alguns são fabricados para terem um tempo de vida útil de 50 anos) Fonte: Revista Guia

Artigo escrito por Ana Paula Rossetto e Jaqueline Mafini

Fonte: obra24horas; Site: http://www.obra24horas.com.br/artigos/revestimentos/escolhendo-o-piso-ideal--diferenca-entre-piso-de-madeira--laminado--vinilico; Acesso: 29/08/2017 às 10h29min.

Fonte: leroy Merlin; Site: http://www.leroymerlin.com.br/dicas/conheca-as-vantagens-do-revestimento-cimenticio; Acesso : 29/08/2017 às 10h45 min.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page